Biografia de Lourenço Filho



Manuel Bergström Lourenço Filho




Educador e psicólogo brasileiro nascido em Porto Ferreira, SP, realizador de um importante trabalho de reformulação do ensino no Brasil e em outros países da América Latina pelo qual mereceu o título de Mestre das Américas. Filho de pai português e mãe sueca, estudou na Escola Normal de São Paulo e depois (1918) abandonou no segundo ano o curso de medicina e para se dedicar ao magistério. Professor de escolas normais em São Paulo, aceitou um convite do governador do Ceará (1922), para reorganizar a instrução pública do estado. 

Voltando a São Paulo foi diretor-geral de ensino do estado (1930-1931), quando desenvolveu um notável trabalho de reformulação do ensino normal e profissional de seu estado. No ano seguinte (1932), foi para o Rio de Janeiro, então capital federal, exerceu as funções de chefe de gabinete do ministro da Educação Francisco Campos e de diretor do Instituto de Educação. Depois de uma viagem de estudos aos Estados Unidos, foi professor de psicologia educacional da Escola de Educação da Universidade do Distrito Federal e diretor da mesma escola (1935). 

Membro do Conselho Nacional da Educação e diretor-geral do Departamento Nacional de Educação (1937), organizou o Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP) e foi seu diretor (1938-1946). após deixar o INEP (1936), ministrou cursos em universidades latino-americanas e colaborou (1944) na reforma do ensino do Paraguai. Organizou e dirigiu o Seminário Interamericano de Alfabetização de Adultos (1949), durante o qual recebeu o título de maestro de las Américas. 

Morreu no Rio de Janeiro e entre suas obras sobressaíram-se Juazeiro do padre Cícero (1926), Introdução ao estudo da escola nova (1930), uma obra fundamental sobre os fundamentos psicológicos e biológicos das novas doutrinas pedagógicas do século XX, Tendências da educação brasileira (1940) e A pedagogia de Rui Barbosa (1954). 

Fonte: http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/



Lourenço Filho (2º esquerda para direita) tendo à sua direita Anísio Teixeira e outros durante visita ao Instituto de Educação, 1931. Rio de Janeiro(RJ). (CPDOC/AT foto 012)


Manuel Bandeira (3º da esquerda para direita em pé), Alceu Amoroso Lima (5ª posição) e Dom Hélder Câmara (7ª) e sentados (da esquerda para direita), Lourenço Filho, Roquette-Pinto e Gustavo Capanema
Rio de Janeiro, 1936